Reserve antes de Investir

Submitted by Maico Sullivan on seg, 12/02/2013 - 15:39
Fazer uma poupança, ter o famoso "pé de meia" além de uma segurança é importante antes de pensar em investir. Neste post Maico Sullivan te dá dicas de como se organizar antes de começar a investir.

Já sabemos que parte do salário sempre deve ser reservada para investimentos, quem tem um planejamento financeiro bem estruturado sabe que o mínimo de 10% do salário para investimentos é uma regra que não deve ser quebrada. O problema é quando a situação aperta e precisamos usar dessa nossa reserva para sair do sufoco. Nessas horas dois pensamentos passam pela cabeça da pessoa: tanto tempo para acabar com tudo em minutos e, a urgência do recurso que tem prazo e/ou custo para ser resgatado.

Já comentei em outros textos sobre a importância de se ter uma reserva para emergências. Esse recurso se destina para os imprevistos e deve estar aplicado em produtos de investimento que possuam boa liquidez, como a poupança. No planejamento financeiro este recurso deve ser priorizado, ou seja, primeiro criamos o fundo de emergência e depois pensamos em investimentos para médio e longo prazo.

Esta é uma filosofia pouco aplicada, pois ainda existe uma ideia de se pensar sempre no longo prazo. Outra questão está associada há minimização de dívidas – ou anulação das mesmas. Em parte discordo desta visão, pois com planejamento bem estruturado é possível usufruir o máximo do crédito para aquisição de bens sem incorrer ao risco de inadimplência.

A ideia para que essa ideologia funcione é você possuir dois planejamentos: um de curto prazo – período anual – e outro de longo prazo – com período de até cinco anos. Para o primeiro você deve focar nos gastos, ou seja, planejamento de como usar seus recursos. No segundo, deve haver uma visão de investimentos, ou seja, objetivos que vislumbrem o aumento de capital. Lembre-se que o segundo planejamento depende do primeiro. Por tanto, deve haver uma parcela da renda que seja destinada a investimentos que proporcionem maior rentabilidade – respeitando seu perfil de investidor. Mas antes de começar a investir seu dinheiro crie seu fundo de reserva, sua tranqüilidade financeira e seu futuro irão agradecer.

--
Maico Sullivan, especialista em finanças | @sullivanmaico
www.ideiasefinancas.com.br

Comentários