É bom ter um cartão de crédito?

Enviado em seg, 11/01/2021 - 20:36
É bom ter um cartão de crédito?

Sim, é bom ter um cartão de crédito. Com esse meio de pagamento é possível ter até 40 dias para pagar as compras, fazer pagamentos em lojas físicas e on-line no exterior e até parcelar sem juros. Alguns cartões também oferecem programas de fidelidade, com descontos e oferecimento de serviços.

O importante é lembrar que limite de cartão de crédito não é igual a ter o dinheiro na conta. Para ser vantajoso, o ideal é colocar no cartão apenas as compras que caibam em seu orçamento mensal. 

Por que ter um cartão de crédito?

É importante questionar quais as vantagens do cartão de crédito antes de decidir ter esse meio de pagamento em sua carteira. Um dos motivos que leva as pessoas a terem um cartão é ter um crédito fácil e rápido para um momento de emergência. 

Aproveitar as vantagens dos programas de fidelidade e o prazo de até 40 dias para pagar uma compra também são benefícios a serem levados em conta. 

Como usar o cartão de crédito de forma correta?

Para não ter prejuízo com o uso do cartão de crédito, o melhor a fazer é sempre pagar a totalidade da fatura até o dia do vencimento. Dessa maneira, não há cobrança de juros. Uma dica valiosa é comprar logo depois da data de fechamento da fatura, cerca de 10 dias antes do vencimento. Assim, você ganha até 40 dias para pagar a compra, já que ela só vem no mês seguinte.   

Como funciona o pagamento com cartão de crédito?

O cartão de crédito é um meio de pagamento como outro qualquer, com a diferença que nem todos os estabelecimentos aceitam todas as bandeiras. Antes de fazer as compras, é importante checar se seu cartão é aceito naquela loja. 

Algumas empresas de serviços também aceitam pagamento com cartão de crédito, o que pode ser uma vantagem para quem precisa de um pouquinho mais de prazo para pagar as contas.

Qual cartão de crédito vale a pena?

O cartão de crédito que vale a pena é aquele que oferece como vantagens os benefícios que são mais importantes para você. Na ferramenta ComparaBem, você pode fazer o comparativo das opções disponíveis no mercado, filtrando pelo tipo de vantagem que você prefere, como viagens ou descontos em compras. 

Quais são as vantagens e desvantagens do cartão de crédito?

Como quase tudo no mundo, o cartão de crédito também tem suas vantagens e desvantagens. Os pontos positivos são poder ganhar benefícios com os programas de fidelidade, poder parcelar compras até sem juros, de acordo com o estabelecimento, e ganhar até 40 dias para pagar as compras sem precisar usar o crédito rotativo. Já o principal ponto negativo é a taxa de juros alta, mas que só é paga por quem não quita toda a fatura.

Como administrar as contas do cartão de crédito?

Administrar as contas do cartão de crédito, como quaisquer outras contas, é preciso organização. Se você costuma esquecer o que coloca no cartão, talvez seja uma boa ideia guardar os comprovantes de compra junto com ele, assim, quando for pagar algum produto ou serviço, vai perceber o que já tem na próxima fatura. Outra opção é checar a fatura semanalmente, assim não corre o risco de levar um susto quando a conta total chegar. 

Para manter as dívidas sob controle, você só deve usar o cartão para pagar o que terá dinheiro para quitar na próxima fatura. Caso o produto ou serviço não caiba no orçamento, poupe primeiro e depois faça sua compra tranquilamente. 

Como usar o limite do cartão de crédito em dinheiro?

Caso você esteja realmente precisando de dinheiro em espécie, pode fazer um saque com seu cartão de crédito no caixa eletrônico, mas as taxas costumam ser bastante altas. 

Também é melhor não cair nessa armadilha de usar o limite do cartão de crédito como se fosse parte de seu orçamento. É assim que a dívida do cartão de crédito vira uma bola de neve.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.