Você está preparado para envelhecer?

Submitted by Carlos E. Freitas on qua, 04/16/2014 - 17:21
O planejamento financeiro é importante em todas as fases da vida, pense no futuro, prepare o seu bolso e estruture sua vida para quando chegue a época de descansar.

Vamos falar hoje sobre um tema que deve preocupar a todos independente da idade: a aposentadoria. Muitos devem argumentar que estão ainda muito jovens, apenas começando no mercado de trabalho ou mesmo ainda estudando, portanto bem longe do momento da aposentadoria. Mas até os mais jovens devem se preocupar com a aposentadoria.

Novos velhos, velhos jovens
O Brasil vem passando por uma transformação radical no perfil de idade de sua população. Sempre fomos conhecidos como um país de população muito jovem. Dois fenômenos têm mudado esta realidade: por um lado, a diminuição da taxa de natalidade, ou seja, as pessoas hoje têm cada vez menos filhos e por outro, o aumento da expectativa de vida, isto é, as pessoas estão vivendo cada vez mais pelos avanços da medicina e pela melhoria das condições de vida.

Como consequência, a população brasileira está envelhecendo pouco a pouco. O número de idosos está crescendo e crescerá bastante nos próximos anos. E envelhecer traz uma série de novos desafios. Nosso corpo e nossa mente não conseguem mais acompanhar o ritmo das nossas atividades de quando mais jovens. Inclusive no âmbito profissional.

Aproxima-se então o momento de nossa aposentadoria. É tempo de nos afastarmos de nossas atividades profissionais, mas também de conquistarmos todo o tempo para outras atividades que gostamos. Surge um primeiro desafio: não teremos mais a nossa remuneração e teremos de viver com os rendimentos da aposentadoria.

Prepare-se
Além disso, devemos nos preparar, pois com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a aposentadoria será uma fase da vida cada vez mais longa. Antigamente uma pessoa quando se aposentava, estava muito próxima do momento de sua morte. Hoje as pessoas estão com um vigor cada vez maior. Isto significa que terão de viver de sua aposentadoria por muitos e muitos anos.

Neste momento também, o orçamento doméstico passa por um processo de mudança nos gastos. Menos despesas com alimentação, educação, vestuário e muitos outros itens. Mas aumentam bastante outras despesas, como gastos com saúde e medicamentos, e também devem aumentar gastos com lazer. Afinal não se espera que uma pessoa se aposente com todo vigor e fique em casa de pijamas.

Conheça o cenário
Neste quadro de muitas mudanças, surge ainda uma grande fonte de preocupação, principalmente para aqueles que se aposentaram contando apenas com o benefício do INSS. Qual será a política do governo para os aposentados nos próximos anos? E na próxima década? O que fazer se os reajustes dos aposentados são cada vez menores? A resposta é direta: estas pessoas deviam ter se preparado melhor para sua aposentadoria. E quanto mais jovem iniciamos esta preparação, mais fácil ela se torna, pois contamos com mais tempo.

Acompanhe Carlos Eduardo no Facebook

Comentários