Qual a importância da inteligência financeira?

Enviado em sex, 02/12/2021 - 14:41
Qual a importância da inteligência financeira?

A inteligência financeira é o que garante que os ganhos de uma pessoa sejam usados da melhor maneira possível para que ela possa ser próspera, mesmo que não seja rica. 

Em uma definição simples, inteligência financeira é a capacidade de administrar os ganhos e os gastos para que, independentemente da renda, a pessoa consiga manter o equilíbrio financeiro a curto, médio e longo prazo.  

Quanto custa o Curso de Inteligência Financeira?

Não faltam opções de cursos de inteligência financeira e de finanças pessoais na internet, de várias faixas de preço e até gratuitos. Uma dica é começar pelos cursos de grandes instituições. Confira algumas opções de graça: 

- Gestão de Finanças Pessoais (GFP), do Banco Central

Para ensinar sobre a relação com o dinheiro, orçamento familiar, crédito e endividamento, o Banco Central disponibiliza um curso gratuito on-line com 20 horas de duração. 

- Hub de Educação financeira, da B3

A B3 disponibiliza gratuitamente um espaço onde reúne diferentes conteúdos sobre  finanças pessoais e investimentos. São vídeos, textos e e-books que ajudam a organizar melhor as finanças.

- Finanças pessoais, do Senai São Paulo 

O Senai São Paulo disponibiliza um curso on-line gratuito de 12 horas que mostra a importância do equilíbrio financeiro e ensina educação financeira e gestão de dívida. 

Quais os melhores livros de educação financeira?

A educação financeira tem atraído cada vez mais interessados, por isso há uma grande variedade de opções nas livrarias. Segue aqui uma lista de três obras que têm se destacado nos últimos anos:

Carta a um Jovem Investidor, de Gustavo Cerbasi

O autor dá dicas de como aprender a investir para alcançar a independência financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar por você. 

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki 

Esse é um dos livros sobre finanças mais vendido. Um dos principais ensinamentos do livro é evitar a corrida dos ratos, o círculo vicioso de gastar mais com bens de consumo desnecessários cada vez que passa a ganhar mais. 

Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

O livro traz uma lista das 15 características comuns aos seres humanos mais bem sucedidos do mundo feitas a partir de uma análise das 500 maiores fortunas.

Como organizar sua vida financeira?

A primeira dica para organizar a vida financeira é ter disciplina. Para saber onde seu dinheiro está sendo gasto, é necessário fazer uma planilha com todos os gastos e os ganhos do mês. Anote tudo: desde o cafezinho até o financiamento. A partir daí, fica mais fácil cortar o que está minando suas finanças. 

A saúde financeira depende de ganhar mais do que se gasta. Se a sua conta não estiver batendo, é preciso equilibrar a balança imediatamente, com mais receita ou menos despesa.  

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.