3 primeiros passos para começar seu planejamento financeiro

Submitted by Maico Sullivan on qua, 02/19/2014 - 20:20
Todos sabemos que planejamento é sempre necessário, mas as vezes é difícil saber por onde e como começar. Maico Sullivan dá 3 dicas para você que está pensando em começar a se planejar.

Frequentemente encontro colegas que me pedem dicas para começar a organizar a vida financeira. Esse parece um processo simples: cortar gastos, guardar dinheiro, gastar menos que se ganha. No entanto, algumas coisas podem influenciar tal facilidade. Então, vamos elencar aqui alguns pontos que irão ser decisivos para que você atinja seus objetivos.

  1. Mapeie todas as despesas e faça uma classificação destas. O ato de anotar todas as despesas, sejam elas do mês ou do ano ajuda na elaboração do seu fluxo de caixa. Ao classificar estas despesas você conseguira tomar uma melhor decisão sobre o que pode ser eliminado, o que pode ser substituído por opções mais baratas e aquelas que não são possíveis de mexer.
  2. Defina objetivos para seus investimentos. Se suas receitas são superiores aos gastos, você já está apto para começar a investir (afinal, sem dinheiro não há investimento). A questão agora é saber o que você irá fazer com este dinheiro no futuro. Com isto você poderá tomar melhores decisões quanto aos produtos de investimentos que irá adotar. Se seu orçamento fecha com déficit, comece com planos de contenção de gastos.
  3. Defina um valor mensal para seu lazer. Mais do que cortar gastos e investir, seu planejamento deve focar na qualidade dos gastos que você possui. Se o foco ficar apenas no investir e cortar custos, seu planejamento não irá durar muito tempo, pois se torna entediante – ou melhor torturante. O objetivo é melhorar sua qualidade de vida, ou seja, usar melhor seus recursos pensando no hoje e no amanhã!

Estas são dicas simples para você começar seu planejamento. Para quem quer aprofundar os conhecimentos neste quesito, vamos preparar novos materiais sobre o tema. Aguardem!

Maico Sullivan, especialista em finanças
Twitter: @sullivanmaico
www.ideiasefinancas.com.br

Comentários