Como fazer o planejamento financeiro?

Enviado em ter, 11/10/2020 - 20:06
Como realizar seus sonhos com um bom planejamento financeiro

Para fazer um planejamento financeiro é preciso, antes de mais nada, disciplina e constância. Anotar todo o dinheiro que entra e que sai de sua vida, todos os dias, e seguir um caminho pré-determinado, que leva em conta suas características pessoais para alcançar os objetivos pode ser um pouco trabalhoso, mas, como todo hábito, fica mais fácil com o passar do tempo. 

O mais indicado é encontrar o seu próprio método para fazer um plano que seja o mais simples possível de seguir. 

O que é e por que fazer um planejamento financeiro?

Antes de começar a organizar suas finanças é necessário saber o que é e por que se deve fazer um planejamento financeiro. 

O planejamento financeiro é a organização das metas relacionadas ao dinheiro, incluindo a definição de estratégias para lidar com os recursos e o uso de ferramentas de controle de gastos e receitas. Fazer um plano como esse é essencial para ter sucesso no cumprimento de seu objetivo em relação às finanças, seja ter uma renda para garantir uma velhice tranquila, comprar uma casa ou fazer a viagem dos sonhos. 

O planejamento financeiro pode ser pessoal, quando trata das finanças de uma pessoa física, ou de uma empresa.

Como fazer o planejamento financeiro pessoal?

Para fazer um planejamento financeiro pessoal, que vai determinar suas finanças do futuro, é essencial saber onde está seu dinheiro no presente. Faça um levantamento sincero de tudo o que ganha e o que gasta. O ideal é manter uma planilha diária com todas essas informações. Não é difícil perder o controle quando não se presta atenção aos detalhes. Com a planilha bem feita, você pode descobrir que um dos vilões das suas finanças é o cafezinho no meio da tarde ou o aplicativo de transporte, por exemplo.

Pense a longo prazo. Olhe para sua planilha e descubra quais gastos supérfluos podem ser eliminados. Quem quer conquistar seus objetivos mais para a frente, precisa conter os impulsos consumistas hoje. Ter a saúde financeira em dia significa, em primeiro lugar, ganhar mais do que gastar. Se esse não é seu caso, avalie como é possível aumentar a receita e diminuir os custos.   

Agora que você já sabe onde está, defina onde você quer chegar. Por mais desafiadora que sua meta seja, olhe para ela com frieza e faça perguntas. Quanto tempo você tem para alcançá-la? Qual o montante de dinheiro terá de guardar? 

Divida o objetivo maior em metas menores, parciais, para manter a motivação e conseguir medir seu desempenho ao longo do percurso. Estude qual o melhor investimento para conseguir atingir sua meta e aplique seu dinheiro no lugar certo. Nessa etapa você precisar da ajuda de um especialista. 

Como fazer planejamento financeiro mensal?

O planejamento financeiro mensal é o primeiro passo para colocar as contas em ordem. Faça uma planilha com o que ganha e com todos os seus gastos fixos mensais: aluguel, custos do carro, estacionamento, água, luz, telefone, internet, escola, plano de saúde etc. Lembre-se de considerar uma pequena margem de variação para mais ou para menos. 

A partir dessa planilha, é possível verificar quais são os “ralos” de suas finanças e fazer os ajustes necessários.  

Qual a importância do planejamento financeiro na vida pessoal?

O planejamento financeiro na vida pessoal é importante para ajudar no cumprimento das metas de curto, médio e longo prazo. Com um plano determinado de onde está sendo destinado o dinheiro fica muito mais simples dividir um sonho em pedacinhos para que ele possa ser alcançado em determinado tempo. 

Quais são os principais objetivos do planejamento financeiro?

Os principais objetivos do planejamento financeiro são evitar o endividamento, garantir a sua saúde financeira e ajudar a atingir metas financeiras, principalmente a longo prazo. 

Quem faz um planejamento financeiro sólido dificilmente cai na tentação das compras por impulso e com as finanças organizadas é muito mais fácil aproveitar as oportunidades que aparecem.   

Quando usar o planejamento financeiro?

Sempre. Se seu objetivo é ser saudável financeiramente você deve usar o planejamento financeiro o tempo todo. O ideal é ter sempre metas a curto, médio e longo prazo e ir atualizando esses objetivos à medida que eles vão sendo atingidos e que novas necessidades apareçam.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.