Como ensinar a criança a lidar com dinheiro?

Enviado em seg, 11/01/2021 - 20:44
Como ensinar a criança a lidar com dinheiro?

Para ensinar a criança a lidar com dinheiro, você pode começar dando uma mesada ou semanada, no caso das menores de 10 anos, para que ela mesma comece a organizar suas contas. 

Além disso, aproveite os momentos de curiosidade para falar sobre dinheiro com ela. Use uma linguagem simples e dê exemplos que tenham a ver com a realidade da sua família. 

Como explicar o que é dinheiro?

Para explicar aos pequenos o que é o dinheiro, você pode usar palavras do dia a dia, sem enrolação. Uma opção é aproveitar a oportunidade para ler com ela a definição de dinheiro no dicionário e depois explicar com suas próprias palavras.

Diga que o dinheiro é algo que foi criado para facilitar a troca de bens e serviços entre as pessoas. Explique que cartão de crédito e cheque, embora não sejam dinheiro igual às moedas ou cédulas, também dependem do dinheiro no banco. 

Qual a origem do termo dinheiro?

A palavra dinheiro, em português, é derivada do termo em latim denarius. O livro "O que É Dinheiro?", da série educativa para crianças do Banco Central do Brasil, explica que esse era o nome dado a uma antiga moeda romana de prata e cobre, que circulava em Castilha, na Espanha. Com o tempo, o termo foi estendido para ser usado com qualquer tipo de moeda. 

A mesma obra informa que as primeiras formas de dinheiro conhecidas foram os lingotes, usados na Babilônia há cerca de 5 mil anos.

Como ensinar a lidar com dinheiro?

A melhor maneira de ensinar algo é sempre pelo exemplo e para mostrar como lidar com dinheiro não é diferente. Quanto mais organizado você for com suas contas, mais facilmente a criança que está por perto vai perceber o valor positivo do dinheiro. 

Como aprender a mexer com dinheiro?

Para aprender a mexer com dinheiro, é preciso organização. Olhe para as contas com coragem. Nada de esconder os gastos ou de fingir que as dívidas não existem. Faça uma lista de tudo o que ganha e o que gasta e veja o que pode melhorar.

Outra dica é se informar sobre quais os tipos de investimentos disponíveis e aprender a poupar o quanto antes.  

O que é o que é dinheiro de plástico?

Dinheiro de plástico é um outro nome para os cartões de crédito e de débito. Geralmente, o termo é usado para dizer que não se trata de dinheiro em espécie, como notas ou moedas. Esse tipo de meio de pagamento tem crescido muito principalmente pela praticidade e pela segurança. 

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 30,5% nas transações com dinheiro de plástico no Brasil, ante o mesmo período do ano anterior, totalizando 13,6 bilhões de transações. Foram gastos nos cartões de débito, crédito e pré-pago R$ 1,2 trilhão, um crescimento de 33,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.