As crianças e o dinheiro

Enviado em qui, 09/19/2013 - 20:44
As crianças e o dinheiro

Ensinar às crianças como lidar com o dinheiro não é responsabilidade da escola, mas nossa. Faz parte de sermos pais. É bom lhes ensinar que não é possível ficar rico de repente, e que o dinheiro é consequência do trabalho. É importante ensinar-lhes que é preciso trabalhar para ganhar nosso pão e fazer poupanças que nos permitam comprar tudo aquilo que queremos.

Muitos pais costumam dar dinheiro aos seus filhos. Eu recomendo que lhes paguem comissões. Pagar comissões envia a seguinte mensagem: “se você trabalhar, vai receber; caso contrário, não.” É isso aí. Não acho ruim ensinar às crianças tão cedo como funciona o mundo. Eles têm que saber que nada vem por acaso e, caso precisarem alguma coisa, eles mesmos terão de trabalhar para poder comprar aquilo desejado.

Nós criamos um sistema para ajudar as crianças a aprenderem a lidar com o dinheiro. Pegamos lápis e papel e fizemos uma lista de deveres, colocando-a na porta da geladeira. Do lado de cada tarefa, escrevemos a quantia que cada um ganhou após o completamento da tarefa. Caso não cumprirem, não haverá pagamento. Todos sabem que trabalham em base de comissões. “Mas Andrés, eu não trabalho por comissão, eu recebo salário fixo”. “Então, o que acontece com seu salário se você se ausentar do trabalho?” Se você trabalhar, irá receber; caso contrário, não.” Mostre aos seus filhos de onde vem o dinheiro e ensine-lhes como controlá-lo. Que saibam, desde pequenos, como a vida é.

---
Siga a Andrés no seu www.andresgutierrez.com e no Twitter: @elshowdeandres e Facebook.com/elshowdeandres