Como administrar o dinheiro de uma pequena empresa?

Enviado em ter, 09/28/2021 - 15:10
planejamento

A primeira regra básica para uma boa administração do dinheiro de uma pequena empresa é nunca misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Quando a empresa é formada por uma única pessoa, pode ser bastante desafiador separar pessoa física de pessoa jurídica, mas é essencial. Uma dica importante é abrir uma conta própria para a empresa (do tipo PJ) e usá-la exclusivamente para o negócio. Algumas instituições financeiras oferecem contas com taxas especiais para quem é MEI ou tem ME. Vale a pena pesquisar o mais adequado para sua necessidade.

Outra dica é ter um bom controle de tudo o que entra e o que sai. Use a tecnologia como aliada para manter a planilha financeira bem organizada. Você deve ter anotado o fluxo de caixa, os custos, as receitas e as contas a pagar e a receber. 

Organização é a peça-chave. Cuidado para não perder datas de vencimento ou terá gastos extras com encargos desnecessários.  

Como separar o dinheiro do lucro das vendas?

Para separar o dinheiro do lucro das vendas primeiro você precisa definir qual é o lucro. De maneira bem simples, o lucro é a diferença entre as receitas totais (dinheiro que entra) e os custos (dinheiro que sai). Por isso, ao precificar o serviço ou o produto, é preciso embutir no valor também todos os gastos para manter o negócio funcionando. 

Por exemplo, em uma loja de relógios, em que o dono compra de seu fornecedor uma peça por R$ 30 e a revende por R$ 100, ele não tem um lucro de R$ 70. Deste valor, ele ainda precisa descontar uma porcentagem do custo para manter a loja: aluguel, água, luz, impostos, funcionários etc. Todos esses gastos devem ser somados e divididos entre os produtos vendidos.  

Como administrar o dinheiro de uma loja?

Para administrar o dinheiro de uma loja é preciso, além de ter um bom controle do que entra e do que sai, pensar a longo prazo. O dinheiro investido em mercadorias pode levar meses para voltar para o caixa, por isso ter capital de giro é essencial para a saúde financeira do negócio. Esse dinheiro é necessário para manter a loja funcionando enquanto as contas a receber não entram no caixa.

O estoque é um ponto muito importante na administração da loja. Saber fazer um bom mix de produtos, que atenda às necessidades dos clientes e não fique parado na loja, é o segredo para o sucesso. Comprar um produto em grande quantidade para ficar encalhado ou em pouca variedade e perder uma possível compra são erros que podem custar a saúde do negócio.  

Como dividir o dinheiro das vendas?

O dinheiro das vendas deve ser todo colocado na conta da empresa. Para garantir a saúde financeira do seu negócio é essencial ter uma conta pessoal e uma conta empresarial e nunca misturar as entradas e as saídas. O ideal é que os sócios tenham um pró-labore, uma retirada mensal que é como se fosse o salário.  

Como administrar uma loja de roupas online?

Para administrar uma loja de roupa on-line é preciso começar estudando o mercado. O mais indicado é fazer um plano de negócios, um documento que traz informações essenciais como: o que é o negócio, quais produtos ou serviços oferece, quem são os potenciais clientes, análise de mercado, qual o investimento inicial, o lucro estimado etc.

Uma parte muito importante da administração de uma loja virtual é o gerenciamento do estoque. Não gaste todo seu investimento inicial comprando mercadorias. Inicie aos poucos, conhecendo melhor o público. 

Para vender pela internet, o marketing é um ponto fundamental. Você vai precisar colocar recursos em anúncios, parcerias e divulgações para conseguir vender. 

Como gerenciar suas vendas?

Para gerenciar suas vendas mais uma vez a organização é o segredo. Comece fazendo um bom planejamento estratégico, com objetivos de curto e médio prazos. 

O próximo passo é medir os resultados. Você só saberá se seu planejamento está funcionando se tiver controle das vendas. A opinião do cliente também é um ótimo termômetro para saber como você está se saindo. Peça que eles preencham pesquisas para saber onde você pode melhorar. Acredite: é mais fácil manter um cliente do que ganhar novos. 

Use o marketing digital. Mesmo com investimentos baixos é possível anunciar na internet e encontrar seu público alvo. Coloque as tecnologias para trabalharem a seu favor.

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