O Sistema dos Envelopes

Submitted by Andrés Gutierrez on qui, 07/26/2012 - 00:00

Eu sou um fã do sistema de envelopes! É a melhor maneira de ficar dentro do orçamento. Eu sei que muitas pessoas que têm boas intenções, são desafiadas a fazer um orçamento e nunca funciona. Eles fazem os cálculos baseados nos gastos do ano anterior e desta forma fica muito complicado, pois planejamento financeiro é o ato de dizer ao dinheiro o que fazer ao invés de perguntar para onde ele foi. O correto é fazer uma lista de todas as suas despesas reais, e colocar cada centavo a ser gasto no papel antes que comece o outro mês. Assim você já terá uma lista de onde você costuma gastar seu dinheiro. O sistema de envelopes te ajuda a não sair do orçamento e estabelece o hábito de pagar com dinheiro e não com o cartão.

Há certas categorias de coisas que podem ser pagas pela Internet, como TV por Assinatura e aluguel. O banco simplesmente desconta da sua conta o valor todo mês. Mas há outras despesas em seu orçamento que você nunca sabe quanto vai gastar e que acabam desestabilizando seu planejamento. Se você colocar R$ 150,00 em seu orçamento para roupas, então tem que gastar no máximo essa quantia! É aqui onde o sistema de envelopes funciona. É só colocar a quantia de dinheiro dessa categoria (orçamentada) num envelope e quando o dinheiro acabar, parar de gastar até o próximo mês!

Existem 4 categorias que vou lhe recomendar para que você mude hoje para o sistema de envelope, são:

  • Alimentação

  • Vestuário

  • Diversão

  • Gasolina

Esta é a minha recomendação, mas podem haver mais categorias, ou seja, mais envelopes. Por exemplo, “férias”. A minha esposa Zaira e eu estamos vivendo com um mesmo orçamento há anos e ainda usamos os envelopes.

Estes envelopes também ajudarão a reduzir o número de conflitos com o seu cônjuge, porque quando os dois concordarem com os gastos de alimentos, roupas ou maquiagens, os conflitos sobre dinheiro desaparecerão. Você pode imaginar a paz que será na casa?

Agora me deixe avisá-lo: algumas pessoas vão lhe criticar porque você está tomando uma decisão que geralmente é adotada por pessoas ricas. Mas se os menos abastados te criticam, não pare, continue porque isso significa que você está indo pelo caminho certo. Isso é o mesmo que um “gordinho” fazer graça da sua dieta. Coisas assim devem te dar coragem e esperança! Se você disser a um rico que você decidiu viver dentro de um orçamento, ele vai te dizer: “Te vejo lá no topo da montanha”.

Siga o Andrés no Twitter , no Facebook e no Site