O que fazer para conseguir guardar dinheiro?

Enviado em qua, 11/11/2020 - 00:00
O que fazer para conseguir guardar dinheiro?

O primeiro passo para conseguir guardar dinheiro é fazer um raio-x de suas finanças. Sabendo o quanto você gasta e o quanto você ganha, é possível fazer um planejamento do quanto poderá ser guardado todo mês. 

Definido o valor, uma dica é considerar o dinheiro que será guardado todo mês como um “boleto” para seu eu do futuro. Não espere sobrar para poupar. Considere esse valor como uma outra conta qualquer e, no início do mês, já coloque no investimento escolhido.  

Mas cuidado! Caso você esteja gastando mais do que ganha, precisa corrigir isso imediatamente. O único jeito de equilibrar as contas é ter a receita maior do que as retiradas, ou seja, ou você vai ter de aumentar seus ganhos ou terá de cortar seus gastos. 

Qual a melhor forma de administrar meu dinheiro?

Administrar bem o dinheiro requer organização. Ache a melhor maneira para anotar todos os seus gastos mensais. Pode ser uma planilha no computador, um “grupo” só com você no Whatsapp ou um caderninho na bolsa. Marque tudo: desde as contas fixas mensais, como financiamento, TV a cabo e assinaturas em geral, até os gastos variáveis, como água, luz, vestuário e alimentação. Some tudo o que anotou entre o primeiro e o último dia do mês e veja quais são seus gastos mensais.

Com tudo anotado, fica bem mais fácil achar os “ralos” das suas finanças e voltar ao controle.  

Como dividir a sua renda mensal?

O indicado pelos especialistas é que isso tudo o que você gasta por mês não ultrapasse o equivalente a 70% de sua renda. Por exemplo, se você tem renda mensal de R$ 3.000, todos os seus gastos devem somar R$ 2.100

Como dividir esses 70%? Os gastos com a moradia (condomínio, financiamento e/ou aluguel) devem ser de no máximo 30%. Dedicar ao menos 5% dos seus ganhos com aprendizado é uma boa dica. Também é importante limitar os gastos com o lazer: 10% é uma boa porcentagem para usar em passeios. Essas porcentagens podem variar um pouco, de acordo com o seu momento, mas é importante estar sempre checando quais os gastos estão desequilibrando suas finanças. 

Os outros 30% da renda total que não estão sendo usados no essencial devem ser divididos em 20% para uma reserva, que só pode ser usada em necessidades de emergência, e 10% para investimentos, pensando no seu eu do futuro distante.

Como deve ser a divisão do salário?

Há várias maneiras de fazer a divisão do salário, de acordo com suas necessidades atuais e seus planos para o futuro. O ideal é deixar ao menos 30% para o eu do futuro, seja numa reserva para ser retirada quando precisar ou num investimento para daqui a anos, e usar os outros 70% para os gastos do mês. 

Não esqueça de colocar nesses 70% uma parte dedicada aos prazeres do presente. Da mesma maneira que não dá para gastar tudo como se não houvesse amanhã, também não adianta fazer um planejamento que não contemple nenhuma meta de lazer a curto prazo e deixar toda a diversão para daqui 30 anos. Esse plano não se sustenta.   

Como fazer um envelope para guardar dinheiro?

Você pode usar envelopes comuns, comprados em papelaria, e separar um para cada área de sua vida para guardar dinheiro. O sistema de envelopes é uma prática bastante simples que ajuda a organizar os gastos. 

Escreva do lado de fora de cada envelope a que tipo de gasto ele será dedicado: alimentação, moradia, vestuário, transporte, diversão etc. e coloque também uma previsão de quanto gastará em cada área. Toda vez que comprar algo, coloque o comprovante no envelope correspondente. Não esqueça dos pequenos gastos, como um café ou um bombom (se não tiver comprovante, anote num papelzinho e guarde). 

Ao final do mês, some tudo e compare com sua previsão. A meta é, a partir do segundo mês, conseguir fazer outros dois envelopes: reserva e investimentos, reduzindo os gastos dos outros envelopes. Esse método se torna ainda mais eficiente se você colocar o dinheiro em notas dentro de cada envelope. É bem mais fácil perceber o valor do dinheiro vivo do que quando se usa cartão.    

Como juntar 5 mil reais rápido?

O jeito mais rápido de juntar dinheiro é cortar todos os gastos supérfluos. Aquele suco na lanchonete da academia pode parecer inofensivo, mas no fim do mês com certeza pesará no seu orçamento. Repense tudo o que for comprar. 

Para acabar com os gastos desnecessários, outra dica é fazer um levantamento de todos os serviços que você paga. Seu plano de celular precisa mesmo de tantos gigas de internet por mês? Não dá para trocar o plano da TV a cabo por um mais simples? Verifique se realmente está usando tudo o que é oferecido e se não pode trocar por uma opção mais barata.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.