Como está o mercado imobiliário?

Enviado em seg, 05/30/2022 - 22:21
Como está o mercado imobiliário?

O Sindicato da Habitação (Secovi-SP) aponta para uma queda de 17,5% em relação ao ano passado, reflexo das elevadas taxas de juros e desemprego, além da proximidade das eleições presidenciais. A mudança no cenário político tende a gerar incertezas e refletir no aumento da taxa de juros do crédito imobiliário. O aumento na taxa se traduz em parcelas mais altas para os mutuários e redução no seu poder de compra.

É hora de comprar imóvel 2022?

Quem está com dinheiro para comprar um imóvel tem poder de barganha, não importa o momento. Tenha cautela porque a situação econômica do país exige de você muita organização financeira. Apesar da Selic e da inflação altas, corroendo os ganhos dos brasileiros, o mercado está aquecido de ofertas.

Por que comprar imóvel em 2022?

Se você tem um dinheiro reservado para comprar um imóvel, agora pode ser um bom momento de realizar seu sonho da casa própria. A oferta de apartamentos e casas é muito maior que a procura, então, a tendência é o mercado imobiliário facilitar as condições de aquisição e aceitar as contrapropostas dos clientes.

Pesquise bastante, veja se vale a pena comprar um imóvel pronto ou se dá para esperar e adquirir um direto na planta.

Qual o momento certo de comprar um imóvel?

O momento certo de comprar um imóvel é quando você está com as condições financeiras equilibradas, independentemente da situação econômica do país.

Qual a melhor taxa de financiamento imobiliário 2022?

Na verdade, não há uma resposta para essa pergunta. Cada banco avalia o cliente de acordo com as métricas individuais da instituição, por isso, nunca feche um contrato com a primeira proposta que receber. Primeiro, procure o banco onde é correntista e veja o valor de crédito disponível. Faça uma simulação de financiamento imobiliário em nosso sistema.

Qual menor taxa de financiamento imobiliário 2022?

A Caixa Econômica é um dos bancos mais antigos que oferece financiamento imobiliário no país e assim tem a reputação de ser uma instituição que dispõe das menores taxas. Se você não é correntista da Caixa, veja qual a proposta que o seu banco oferece e faça a comparação com outras instituições financeiras. É muito provável que o gerente do seu banco apresente e até cubra a melhor oferta que foi apresentada a você.

O que está acontecendo com o mercado imobiliário?

Apesar da alta da Selic e inflação, grande parte dos especialistas seguem com opiniões favoráveis quando o assunto é tendência do mercado imobiliário no Brasil em 2022. A expectativa é que o movimento de alta registrado em 2021 prossiga, ainda que a passos mais curtos.

Como está a venda de imóveis em 2022?

Grande parte dos especialistas no ramo imobiliário está otimista quanto à venda de imóveis neste ano, ainda que seja de forma mais tímida e lenta.

O que esperar do mercado imobiliário residencial em 2022?

A expectativa dos especialistas para o cenário econômico é de que as taxas de juros para crédito imobiliário se mantenham num nível abaixo de 2 dígitos e que a taxa básica de juros Selic permaneça em patamares historicamente reduzidos e atraentes para movimentar com segurança o acesso ao crédito e estimular o interesse de compra dos consumidores.

A compra e venda de imóveis permanecerá sendo uma forte tendência em 2022, pois o mercado imobiliário é um investimento tradicional e sólido, como um ativo consolidado, confiável e seguro, pois o imóvel residencial no Brasil é considerado uma reserva de valor. Ou seja, mesmo diante de uma crise, o imóvel está sempre lá.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.