Como conseguir financiamento para um imóvel?

Enviado em sex, 03/12/2021 - 13:50
Como conseguir financiamento para imóvel?

Para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário é indicado estar com o CPF regularizado. Também é importante ter renda compatível com a quantia que você está querendo tomar emprestada. Em geral, os bancos costumam aprovar financiamentos com parcelas que comprometam, no máximo, 30% de sua renda familiar. Isso significa que, se os salários da família somados chegam a R$ 5.000, por exemplo, a prestação não pode passar de R$ 1.500.

Ter conta no banco em que está solicitando o crédito e colocar seus rendimentos lá também pode ajudar a aprovar o financiamento. Outro pono positivo é ter um bom histórico de pagamento.  

Qual score é bom para financiamento de imóvel?

O score acima de 700 pontos é considerado de baixo risco de inadimplência e por isso o mais indicado para conseguir a liberação de qualquer tipo de crédito. Essa pontuação é construída a partir do relacionamento do consumidor com o mercado de crédito, a partir de seus hábitos de pagamento, e vai de 0 a 1.000. Quem tem score até 300 é considerado consumidor com alto risco de inadimplência e isso dificulta bastante a tomada de crédito.

A boa notícia é que é possível aumentar seu score com algumas atitudes. A primeira delas é limpar o nome, se ele estiver sujo. Outra dica é pagar as contas em dia. Se você não tem nenhum serviço em seu nome, como luz, água ou telefone, coloque. Assim, você gera um histórico de bom pagador. Manter os dados cadastrais atualizados também ajuda a aumentar a pontuação. 

O que me impede de financiar um imóvel?

O principal impeditivo para financiar um imóvel é ter o nome sujo. Ter registro em algum sistema de proteção ao crédito dificulta muito a liberação de qualquer tipo de crédito, ainda mais o imobiliário, que envolve altas quantias. 

Outro ponto avaliado pelos bancos para liberar o financiamento imobiliário é a renda. O ideal é que a parcela seja de até 30% da renda familiar. É preciso possuir ganhos compatíveis com o valor do imóvel que está sendo financiado e, se o consumidor já tiver um empréstimo, ele não pode estar comprometendo a maior parte dos rendimentos.

Ainda são considerados na avaliação de crédito problemas com a Receita Federal e o histórico de pagamento.  

É possível financiar imóvel com score baixo?

Sim, é possível conseguir financiar um imóvel mesmo se o comprador tiver um score baixo. O score, embora importante, não é o único fator levado em consideração na hora da liberação de um financiamento imobiliário. O problema é que um score baixo mostra que há maior risco de inadimplência, então, as condições do financiamento provavelmente não serão tão boas quanto as oferecidas a quem tem pontuação alta e oferece baixo risco para quem está emprestando o dinheiro.

Qual banco mais fácil para aprovar financiamento imobiliário?

A facilidade para aprovar o financiamento imobiliário varia mais de acordo com o perfil do comprador do que com o banco. Para conseguir financiar um imóvel, o mais importante é, além de ter o nome limpo, ter renda de acordo com o crédito solicitado. 
Para saber quais são as melhores condições de financiamento oferecidas para você, uma dica é usar a ferramenta Compara Bem para comparar as ofertas de diferentes instituições financeiras. Com o simulador, é possível saber o CET (Custo Efetivo Total), levando em consideração o preço do imóvel, a entrada que será dada, a quantidade de meses para pagar e sua renda mensal.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.