Como conseguir um financiamento de imóvel?

Enviado em sex, 10/22/2021 - 13:13
Como conseguir um financiamento de imóvel?

Para conseguir um financiamento de imóvel é necessário, em primeiro lugar, ter renda compatível com o bem a ser comprado. A maioria das instituições financeiras só aprova financiamento de imóveis com prestações que comprometam, no máximo, 30% da renda familiar.  

Um bom histórico de pagamento também é importante. Pagar as contas em dia e não ter o nome sujo contam bastante. Muitas instituições financeiras também consideram a pontuação no Serasa Score. 

Uma dica conseguir um financiamento de imóvel é começar tentando o empréstimo com o banco com o qual você já tem relacionamento. 

É possível financiar imóvel com score baixo?

O score não é o único requisito levado em consideração pelas instituições financeiras na hora de emprestar dinheiro para pagar uma casa ou apartamento, e o peso desse critério varia de uma instituição para outra. 

Mas é bom saber que, na maioria dos casos, o score é consultado. A pontuação varia de 0 a 1.000 e, segundo a Serasa, o score muito bom está acima de 701 pontos e o bom, de 501 a 700 pontos. Como o financiamento de imóveis é uma dívida alta e com longa duração, e o score é um termômetro do risco de o cliente não pagar a dívida, é difícil encontrar instituição financeira que aprove financiamento imobiliário para quem está com baixa pontuação.  

Onde os bancos consultam score?

Para conceder crédito para a compra do imóvel, os bancos consultam as informações dos serviços de proteção ao crédito. Tanto Serasa como Boa Vista atrelam a cada CPF um score, que vai de 0 a 1.000 pontos. Quanto maior a pontuação, melhor pagador é o cliente.  

Qual score para aprovar financiamento?

Por ser uma dívida longa e cara, geralmente, para conseguir aprovação de um financiamento de imóvel é preciso ter score muito bom, ou seja, acima de 701 pontos.

Mas é importante lembrar que score não é o único critério usado pelas empresas que concedem crédito. O peso do score como requisito para aprovar o financiamento imobiliário altera de acordo com a instituição financeira.  

Qual a média de score para financiamento de imóvel?

Para o financiamento de imóvel é recomendado um score muito bom, ou seja, acima de 701 pontos. No entanto, o score não é o único critério considerado na hora de conseguir um financiamento. A pontuação é só uma das informações consultadas pelos bancos. 

Qual banco aprova com score baixo?

O score é como um termômetro do risco de inadimplência. Como o financiamento de imóvel é uma dívida cara, não é fácil encontrar um banco que aprove um empréstimo desses para quem tem baixa pontuação.

Já se sua intenção for conseguir créditos menores, como um cartão ou um empréstimo pessoal, a opção é priorizar os bancos digitais, que costumam aprovar mais rápido.

Qual o melhor lugar para fazer um financiamento?

O melhor lugar para fazer um financiamento é aquele que oferece as melhores condições para você. A ferramenta Comparabem pode ajudar a descobrir quem tem os juros mais competitivos. 

Com algumas propostas em mãos, também vale a pena entrar em contato com a instituição financeira com a qual você já tem um relacionamento, como uma conta corrente ou investimentos, para pedir condições melhores. 

Qual é o melhor banco para financiar um imóvel?

As opções para financiar um imóvel são muitas e escolher o melhor banco depende de vários fatores. Para procurar boas condições, você pode fazer uma consulta na ferramenta  Comparabem, que simula as condições de um financiamento imobiliário com o valor do crédito, a quantidade de entrada e o prazo para pagar.

Você gostou deste conteúdo?

Subscreva a nossa newsletter para receber aconselhamento financeiro todos os meses.