O que você precisa saber antes de solicitar um financiamento imobiliário

Submitted by Redação Comparabem on qui, 07/30/2015 - 13:13
Os primeiros passos são os mais importantes. Por isso queremos compartilhar algumas dicas que te ajudarão a planejar essa decisão importante para conquistar a casa própria.

Atualmente, apenas uma ínfima parte da população tem a felicidade (e o privilégio) de ter dinheiro à vista para comprar um imóvel. Assim, a esmagadora maioria das famílias opta pelo endividamento a médio e longo prazo por via de acordos estabelecidos com bancos e outras instituições financeiras.

Este tipo de financiamento tem uma lógica simples, através da qual se recebe imediatamente dinheiro emprestado no sentido de adquirir um imóvel. Após a realização do contrato de financiamento, o imóvel fica automaticamente à disposição, seguindo-se o pagamento dos juros por um longo período. Caso venda o imóvel, comprando outro, poderá realizar essa operação sem finalizar o financiamento, depois da aprovação do banco.

No entanto, antes de tomar uma decisão com tantas implicações a longo prazo, deverá ponderar seriamente se essa é a melhor alternativa.

Passos a seguir antes do financiamento imobiliário

  1. Planejamento:
  2. Leve em consideração a sua situação atual e a sua situação futura, em caso de avançar para o financiamento. De fato, como o financiamento é realizado por um longo período, é importante compreender se de fato é viável assumir esse compromisso no momento e qual a sua real condição para continuar a pagar as suas contas e arcar com os altos custos desta operação por um longo período de tempo.

  3. Pesquisa:
  4. Também importante pesquisar as condições propostas por outras instituições bancárias e financeiras. Como os juros e também as taxas variam conforme a instituição e podem fazer diferença nas parcelas, o ideal será ter todo o conhecimento útil e necessário acerca dos preços, de forma a estabelecer uma comparação entre todos e, no final, avançar conscientemente para a proposta mais atrativa.

  5. Decisão:
  6. Com toda informação em mãos, anallise o quadro completo, veja todos os benefícios de encarar o desafio e também os prejuízos. Considere o avanço da dívida nos próximos anos e tenha em claro o impacto da aquisição no orçamento familiar.

    Caso real

    Tendo como exemplo o aluguel de apartamento em Barueri, de atenção especial aos conselhos que apresentamos anteriormente de forma a tomar a melhor decisão quanto ao seu contrato de financiamento. Barueri é a 14ª cidade mais rica do Brasil e, portanto, um local de excelência para se viver em família. Gerador de bem-estar e qualidade de vida, esta cidade tem sido palco de uma descida vertiginosa do preço do aluguel de imóveis, estando neste momento com um preço médio de 6.219 reais. Apesar desta tendência positiva, não subestime o ato de celebrar um contrato de financiamento e seja cauteloso, no sentido de obter os melhores valores possíveis.

    Recomendações

    Tanto o aluguel como o financiamento tem seus prós e contras, a decisão correta sempre será a que leva em consideração o real cenário financeiro e a capacidade de assumir um endividamento de longo prazo. Não tome decisões precipitadas, pense bem e compare todas as opções disponíveis.

    Mas não se esqueça, casa própria com bom mobiliário vai melhorar a qualidade da sua vida!