Planejamento Financeiro: Agora ou Depois?

Submitted by Maico Sullivan on qui, 10/17/2013 - 11:20

Parece que está impregnado na cultura brasileira. Não é de hoje que vejo pessoas que postergam decisões importantes por simples e pura preguiça. Quando o assunto é dinheiro a procrastinação está somada a falta de conhecimento e, algumas vezes, desinteresse.

Quando uma pessoa se questiona qual o momento de começar a planejar suas finanças é porque a situação já está num estado ruim. Nessas horas o planejamento financeiro deve ser imediato. Comece anotando todas as despesas que possui. Se for um planejamento familiar, toda a família deve estar envolvida – não há nada pior do que misturar dificuldade financeira com desavenças familiares.

Somada todas as despesas da família solicite a opinião de todos para eliminar toda despesa que esteja minando os recursos. O objetivo é eliminar o que é desnecessário e trocar despesas caras por outras de custo inferior. Saber valorizar o dinheiro faz toda a diferença nessas horas.

Caso sinta dificuldades nesse processo de planejamento, seja na aplicação da metodologia ou para convencer seus entes da necessidade de mudar o rumo do lar, procure ajuda de um profissional. O importante é garantir seu futuro sem perder o melhor do seu presente.

--
Maico Sullivan, especialista em finanças | @sullivanmaico
www.ideiasefinancas.com.br