Três momentos para não comprar

Submitted by Redação Comparabem on ter, 09/29/2015 - 18:28

Sair para fazer comprar nem sempre é uma boa opção, muito mais quando você vai voltar pra casa com algo que não serve pra nada. Comprar coisas inúteis é sempre uma péssima decisão, ainda mais quando:

1. Você acabou de receber:
O quê? Não posso usar o meu salário para comprar? O problema não é usar o salário para comprar, senão comprar antes de pagar as contas. É importante analisar orçamento pessoal ou familiar antes de sair comprando.

2. Você ou quem está com você tem pressa:
Neste caso, a intenção é comprar algo útil, mas como não há muito tempo para procurar liquidações ou comparar o mesmo produto em outras lojas, então o risco de pagar o dobro do preço que pagaria se tivesse com mais tempo é altíssimo. Se você estiver sozinho ou acompanhado e for uma situação de pressa, é melhor não comprar.

Uma compra inteligente é aquela que se faz com calma, por isso escolha um momento em que você possa comparar preços, qualidade e benefícios.

3. Você está triste ou nervoso:
É um fenômeno mais comum entre as mulheres, porque elas são mais sentimentais, porém ultimamente alguns homens também tem sido vítimas das compras por impulso emocional. Quando estamos tristes não importa muito a quantidade de dinheiro que vamos gastos com coisas que não servem pra nada, a única coisa que queremos é nos sentir melhor.

Numa situação sentimental a melhor opção é não comprar. Se é difícil ter auto controle opte por sair com pouco dinheiro ou mesmo deixar os cartões em casa.

Pensa bem, comprar algo por impulso pode ser um grande erro, mas economizar é sempre assertivo. Aproveite o dinheiro economizado e pague a entrada da sua casa nova, ou daquele carro dos seus sonhos. Dá uma olhadinha em um dos nossos comparadores e veja que pode ser mais fácil do que você imagina.

Johanna Bernuy | Jornalista e blogger
Twitter: Jovi272